quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"Mensagem"


O Autor

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888. Em 1934, publicou Mensagem, sua única obra em português e uma das únicas publicações em vida. Em 1935, aos 47 anos, morreu de cirrose hepática.

Uma característica que diferencia a obra de Pessoa é o uso dos heterônimos, que são autores fictícios, criados para que o escritor assuma outras personalidades como se fossem pessoas reais. Foi em 1914 que Pessoa criou seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Cada um destes é um personagem completo, que tem biografia própria, um estilo literário diferenciado e produz obras literárias paralelas à do seu criador.

Mensagem, a obra

Mensagem, uma das quatro obras a serem cobradas no vestibular UFV 2010, é um dos livros mais conhecidos de Fernando Pessoa. A obra é dividida em três partes: Brasão, Mar Português e O encoberto. Ao todo, são 44 poemas, que abordam o passado glorioso de Portugal e buscam encontrar respostas para a grandeza pregressa do Estado Português e para a decadência pela qual o país passava em 1934, quando o livro foi escrito.

Em “Brasão”, a primeira parte da obra, o autor usa diversos componentes das armas de Portugal para revisitar as origens e os personagens da história do país. Na segunda parte, Mar Português, Pessoa aborda a expansão marítima e as grandes navegações, ou seja, o apogeu da história portuguesa. Dom Henrique, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães são alguns dos personagens que têm grande destaque nesse trecho. A terceira e última parte, O Encoberto, fala sobre Dom Sebastião, desde o seu desaparecimento, até o período de declínio da nação. Esta é considerada a parte mais simbólica de Mensagem.

Na obra, Fernando Pessoa expressa forte sentimento nacionalista, com fundo místico. Por meio de uma volta ao passado, tenta reerguer a nação portuguesa. O autor apresenta uma visão messiânica sobre o destino de Portugal. O encoberto, Dom Sebastião, voltaria para salvar a nação da decadência em que esta havia mergulhado desde o seu desaparecimento e iria reconduzí-la aos tempos gloriosos.

No que se refere à linguagem, Pessoa optou pelo equilíbrio clássico e a sinuosidade barroca. Quanto aos gêneros, existe uma mistura de épico e lírico. Os mitos e lendas a respeito dos heróis lusitanos são característicos do gênero épico. Enquanto, a subjetividade e o uso da primeira pessoa são próprios do gênero lírico. A intertextualidade entre Mensagem e a obra Os Lusíadas, de Camões, é freqüente. Mar Português é um dos principais poemas de Mensagem, sendo um dos mais conhecidos de Fernando Pessoa.

Boa leitura e boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário