quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Por trás do universo de Guimarães Rosa



João Guimarães Rosa. Mineiro de Cordisburgo, nascido em 1908, é um dos maiores escritores brasileiro. Conhecido internacionalmente pelo clássico Grande Sertão Veredas, o escritor possui marcas que o diferenciam dos demais. O uso de neologismos é uma característica marcante em suas obras. Neologismos são novas palavras, neste caso criadas pelo autor, ou então a atribuição de um novo sentido a palavras já existentes.

Sagarana, publicado em 1946, é um livro de nove contos. Seu título é um hibridismo, reunião de dois radicais de línguas diferentes. Saga, radical de origem germânica, quer dizer “canto heróico” e rana, radical de origem indígena significa “à maneira de” ou “espécie de”. No vestibular UFV 2010 serão cobrados apenas dois contos deste livro: O burrinho pedrês e Sarapalha.

Os contos, que possuem como características a linguagem regionalizante de Guimarães Rosa, mostram a vida de personagens saídos do interior de Minas Gerais. Alguns destes personagens recebem destaque por se tornarem mitos e heróis do sertão, pelo fato de vencerem suas fraquezas, ressaltando assim, suas experiências humanas.

No conto O burrinho pedrês, a narração é feita em terceira pessoa. Diversas vezes o narrador caracteriza como folclóricas as histórias que conta, dando a elas características de histórias de fada. Neste conto, o animal se transforma em herói, impondo questionamentos sobre o saber dos homens.

O segundo conto cobrado pelo vestibular da UFV intitulado Sarapalha, também é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente. A história retrata a malária, doença que atinge um povoado nas margens do Rio Pará. Dois primos são os personagens principais do enredo. O conto mescla tempos verbais no passado e presente, uma relevante característica da narração.

Estes são os dois contos de Guimarães que você, futuro bixo da UFV, deve saber. Esperamos que possa ser uma ferramenta de consulta que lhe ajude na hora do vestibular.


No mais, boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário