segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Recordações do Escrivão Isaías Caminha”


Este é o segundo post da série sobre as obras literárias que serão cobradas no vestibular da UFV 2010. O livro abordado será “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, Lima Barreto. Considerado por alguns críticos como autobiográfico, este é o único romance dentre as obras literárias exigidas pelo vestibular da UFV 2010.

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 e morreu 1922. Ele era mestiço, filho de João Henriques de Lima Barreto, um mulato que havia nascido escravo, e de Amália Augusta, filha de escrava. Enfrentou o preconceito da sociedade brasileira que aboliu a escravidão tardiamente com a Lei Áurea, em 1888. Foi jornalista e um dos maiores escritores da Literatura nacional.

“Recordações do Escrivão Isaías Caminha” foi lançado em 1909 e é o livro de estréia de Lima Barreto. A obra está inserida no período pré-modernista, pois, ainda não são evidentes as inovações de linguagem que marcaram o Modernismo. A obra é narrada em primeira pessoa pela personagem principal, Isaías. A preocupação em mostrar a relação do indivíduo com o meio social no qual vive transcorre pelas páginas o que é característico da literatura engajada. Temas tratados pelo escritor àquela época, ainda hoje, são perceptíveis no Brasil como, por exemplo, os jogos de interesses políticos e a desigualdade social.

Raíza Fontes, professora do cursinho pré-vestibular popular Diferencial, afirma que saber o nome das personagens, a trama principal e o “cenário” é essencial, principalmente, para quem vai fazer a prova aberta. Ela destaca também a importância de relacionar as obras com os movimentos literários.

Foto: Creative Commons/Fickr: _Patola_

2 comentários:

  1. Parabéns pelo resumo da obra!
    Vou prestar o vestibular da UFV nesse ano
    e esse texto me ajudou muito, porque pude
    relembar alguns pontos importantes do livro
    e conhecer um pouco mais sobre Lima Barreto.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Vívian.
    Esperamos que realmente seja útil pra você!

    Continue acompanhando, que falaremos de todas as obras cobradas pelo Vestibular da UFV.

    Obrigado!

    ResponderExcluir