segunda-feira, 9 de novembro de 2009

É coisa de Cinema!


Ir ao cinema. Está ai um programa que quase todo mundo gosta de fazer! E se o cinema for dentro da sua universidade, e melhor, de graça? Pois bem, na UFV é assim que acontece. Há um cinema no campus, o cineclube Carcará. Porém, o que mais impressiona é ver muito estudante se formar sem nunca ter conhecido este espaço.

O Cineclube Carcará fica localizado no porão do Centro de Vivência. Tem capacidade para 62 pessoas sentadas e possui uma programação bem variada. Neste ano de 2009, o Carcará completa 40 anos.

No ano de sua fundação, 1969, o Brasil passava pelo complicado período da Ditadura Militar. A função do Cine era veicular filmes soviéticos e proporcionar discussões tanto cinematográficas quanto políticas. Tinha, ainda, o objetivo de se posicionar contra o regime político vigente da época. Desta forma, a maioria dos filmes passados era proibida pela censura. Então, para que os estudantes continuassem assistindo a estes conteúdos, um fato curioso era comum de acontecer nas exibições cinematográficas. Enquanto o filme estava sendo exibido, ficava do lado de fora do cinema um membro do cineclube com uma motocicleta para vigiar o local. Se caso aparecesse alguém da censura para confiscar o filme, rapidamente os estudantes passavam o rolo de filme para a pessoa que tomava conta do espaço. Assim o rolo era salvo, sendo entregue a outro cineclube.

Este fato se repetiu algumas vezes, e alguns dos participantes do Carcará foram presos. Por algum tempo, o cine ficou na clandestinidade. Após o fim da ditadura, ele pôde voltar à legalidade.

Hoje o cineclube possui um grupo de estudantes que o administra. Laguna, estudante de Letras da UFV e integrante dessa equipe, cuida da programação. Segundo ele, a escolha dos filmes não se baseia em produções bilionárias e sim em filmes que possuem conteúdos representativos, que possam gerar discussões políticas, filosóficas e culturais. A seleção do filme também se dá pelo diretor. Assim, o público se identifica com o filme pelo fato de ser dirigido por determinada pessoa.

Neste mês, o Carcará está com uma programação especial de comemoração aos seus 40 anos. Foram escolhidos filmes, que de alguma forma, representassem as quatro décadas de funcionamento do cine – 70, 80, 90, 00.

Dentre as exibições do mês de novembro, estão filmes como O último tango em Paris, Eles não usam black tie, Terra estrangeira e Amores brutos.

A programação completa deste mês, que engloba 12 filmes, pode ser conferida no blog do Carcará. Os horários e dias das exibições também podem ser encontrados lá.

Divirta-se!

Arte: Lucas Dias

2 comentários:

  1. Estou gostando de ver pautas mais diversificadas! Como anda o planejamento? Vão fazer fotos na Cervejada?

    ResponderExcluir
  2. Diversificamos bastante o conteúdo nesta reta final!Não tiramos fotos da cervejada porque seria inviável, já que corríamos o risco de perder o equipamento na lama!hehe
    Mas no orkut postamos fotos de festas, incluindo a cervejada, tiradas por terceiros.

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir