sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O sonho de ser médico e a “prova de fogo”


Passar no vestibular não é uma tarefa fácil! Exige muita dedicação e estudo, principalmente quando o curso pretendido é alvo do desejo de muita gente. O curso de medicina, por exemplo, é um dos mais procurados, o que torna o vestibular extremamente concorrido.

Os estudantes têm duas opções: estudar em uma instituição federal ou recorrer a uma faculdade particular. Mas, formar-se médico em uma instituição de ensino particular não é uma alternativa acessível a todos, já que as mensalidades podem variar, em média, de R$ 2.000 a 4.000, valor considerado pesado demais para o bolso do brasileiro comum.

Assim, a maior parte dos estudantes recorre aos processos seletivos das universidades federais, onde o ensino é gratuito. Mas, para ser aprovado num processo seletivo de medicina, em uma instituição federal, o aluno precisa ter um desempenho brilhante na prova, isso mesmo, brilhante! Já que muitas vezes a diferença entre ser aprovado ou não é definida por alguns décimos na pontuação final. Existem casos de alunos que fizeram três ou quatro anos de cursinho até serem aprovados. Outros, diante de consecutivas reprovações, acabaram desistindo e optando por outro curso.

Nesse contexto, é importante que novos cursos de medicina sejam criados nas universidades federais, ampliando o acesso à formação gratuita. Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de São João del–Rei (UFSJ) oferecem o curso de medicina. Estas duas últimas passaram a oferecê-lo em 2007 e 2008, respectivamente. E tem curso novo no pedaço!

Medicina na UFV

Neste ano, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) abre inscrições para o vestibular de medicina. Os interessados em entrar na “briga” por uma das 50 vagas têm de 14 a 22 de dezembro para fazer sua inscrição. Esta poderá ser feita somente pela internet, no site: http://www.copeve.ufv.br, o valor é o mesmo do vestibular “tradicional”, R$ 105,00.

As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2010, nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa. O período letivo terá início no dia 01 de março, mesma data em que o restante da UFV retoma as atividades.

Segundo o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio Costa, a estrutura para o início das aulas já está montada e 10 professores estão trabalhando exclusivamente para o curso. Além disso, as obras do prédio que será destinado ao curso de medicina estão bastante adiantadas, a previsão é que sejam concluídas até o ano que vem. O prédio se localiza nas proximidades da Divisão de Saúde da UFV.

Para saber mais sobre as provas, o uso da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como componente da avaliação no processo seletivo e a possibilidade de utilização dos benefícios da Política de Ações Afirmativas, acesse a página da Divisão de Vestibular e Exames no endereço: http://www.copeve.ufv.br, ou entre em contato pelo correio eletrônico atendimento.pse@ufv.br ou pelos telefones (31) 3899-2137 / 3899-2154 / fax (31) 3899-1424.

Nenhum comentário:

Postar um comentário