quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Por que o vestibular da UFV chama tantos excedentes?

Esta é com certeza uma pergunta que muita gente faz. Sendo a UFV uma universidade de destaque entre as instituições de ensino brasileiro, e o seu vestibular considerado concorrido e bastante seletivo pelo nível de dificuldade da prova, é surpreendente constatar que há um expressivo número de candidatos que desistem de estudar aqui.

De acordo com o diretor assistente do registro escolar, Édson Martinho Ramos, esse número alto de desistências se dá pela descentralização da prova do vestibular. Édson ressalta que há provas em diversas cidades mineiras e até mesmo em outros estados e regiões, como São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. Desta forma, muitos candidatos são influenciados a se inscrever no exame pelo fato de poder fazê-lo na mesma cidade onde moram. No entanto, muitos destes inscritos são aprovados nas suas próprias cidades ou regiões, o que os faz, na maioria das vezes, optar pela universidade mais próxima de casa.

A estudante de engenharia química, Luciana Buchemi, foi pega de surpresa com a convocação para fazer a matrícula na UFV, no ano passado. Sua colocação, em 50° lugar em excedente, não lhe dava esperanças de que a chamada pudesse ocorrer. Tanto que ela estaria iniciando o cursinho para o próximo vestibular no dia em que a convocaram para o ingresso na UFV. Este fato deixa claro o quanto é importante estar atento às chamadas do vestibular, para que você, candidato, não perca a vaga para o próximo da lista, por falta de atenção.

Por isso, se você quer ser um “bixo” na UFV e não foi aprovado na primeira classificação, não deixe de conferir a lista atualizada das chamadas, pois este tempinho destinado à verificação do site da instituição pode mudar o rumo de seus próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário